Passeio noturno monitorado no Cemitério da Consolação aborda mistérios, lendas urbanas, artes e personagens da história paulistana

O tour monitorado será realizado nesta sexta-feira (4), das 19h15 às 21h30; é gratuito, mas precisa se inscrever

Na próxima sexta-feira, 04 de julho, o Cemitério da Consolação recebe mais uma edição do “Consolação e Suas Vozes”. A visita noturna monitorada é realizada em parceria entre o projeto “O Que Te Assombra?” e a Consolare. A iniciativa é uma forma interessante de o público conhecer e, de certa forma, vivenciar a história de São Paulo a partir de uma nova perspectiva. Ou seja, explorando o patrimônio cultural, artístico e simbólico do icônico cemitério paulistano.

Imagem mostra pessoas durante a noite na última edição do Tour noturno pelo Cemitério da Consolação
O tour monitorado é uma oportunidade de vivência interessante em dos cemitérios mais importantes de São Paulo – crédito: divulgação

O roteiro é conduzido por Thiago de Souza, criador do projeto e pela historiadora Viviane Comunale. Os visitantes irão percorrer túmulos de personagens que ajudaram a moldar a história da cidade e do país. A Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade estão entre os personagens do passeio.

Para quem não conhece, o Cemitério da Consolação, fundado em 1858, é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de sepultamento, o cemitério é um espaço repleto de histórias e personagens que ajudam a contar a história da cidade, entender a cultura, os costumes e as tradições que, talvez silenciosamente quase despercebida, ainda exercem impacto na identidade do povo paulistano.

Simbologias, mistérios e lendas urbanas que constroem o imaginário Paulistano

Os guias abordarão histórias de fé e devoção a partir de personagens como Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith. Além disso, a simbologia e os estilos artísticos que fazem da arte tumular uma verdadeira galeria a céu aberto também serão tema do passeio.

Para quem gosta de mistério, o tour inclui ainda lendas urbanas que fazem parte do imaginário paulistano. Entre os destaques estão o enigmático Castelinho da Rua Apa, a trágica história de Dona Yayá e até a clássica “loira do banheiro”. Tudo isso contado entre sombras, esculturas e memórias.

“Cada túmulo carrega uma narrativa que merece ser contada. Nesse sentido, o tour é uma forma de conhecer a cidade por um ângulo que mistura arte, memória e um pouco de mistério”, afirma Thiago de Souza. Para Viviane Comunale, a experiência também é uma oportunidade de aprendizado. “É uma aula a céu aberto sobre cultura, sociedade e os modos como lidamos com a morte”, completa.

Mais que meros ornamentos, a arte tumular é repleta simbologia e significados – crédito: divulgação  

Serviço

Data: sexta-feira, 04 de julho, das 19h15 às 21h30.

Onde: Cemitério da Consolação – R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP). Ponto de encontro na Capela.

Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento.

Inscrição: É necessária a reserva prévia do ingresso pelo Sympla – limite de 130 pessoas.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *