Harmonização de pratos com cerveja zero: dicas da chef Cafira

Chef Cafira Foz e sommeliers da Academia da Cerveja da Ambev criam menu com pratos sofisticados e que combinam com Budweiser Zero, Corona Cero e Brahma 0,0%

A harmonização de pratos com cerveja zero é uma tendência que vem crescendo entre os brasileiros, especialmente em almoços durante a semana, quando se precisa voltar ao trabalho. Afinal, convenhamos, é pouco prudente misturar álcool e rotina profissional. Mas há ainda outras ocasiões em que boa gastronomia e cerveja sem álcool são a dupla perfeita: estar dirigindo, acompanhando crianças ou até mesmo em casos de restrições médicas. Seja lá qual for o motivo, o importante é saber que existe sim a possibilidade de aproveitar os amigos e experiências gastronômicas de alto nível consumindo cerveja zero.

Chef Cafira Foz

Seguindo essa linha de raciocínio, não é exagero afirmar que, tanto na vida quanto nas experiências gastronômicas, a harmonia é um dos elementos máximos de sofisticação. Foi justamente pensando em realçar sabores e buscar a harmonização adequada que a chef Cafira Foz, do Grupo Fitó, e os mestres cervejeiros da Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, criaram menu especial harmonizado com Budweiser Zero, Corona Cero e Brahma 0,0%.

A chef Cafira assinou o menu de quatro tempos e a Academia da Cerveja liderou as harmonizações. O resultado foi:

  • Bolinho de Macaxeira Pubada com Brahma 0,0%;
  • Peixe Escalfado com Nhoque de Banana Pacovan com Corona Cero;
  • Taco de Chili com Carne e Coalhada com Bud Zero;
  • Bolo Floresta Negra, com Geleia de Jabuticaba e Cobertura Namelaka, cujo ingrediente é a tradicional Caracu.

O menu principal que combina sabor, sofisticação e cerveja zero foi levado à mesa em uma experiência gastronômica promovida ontem (14/10) pela Ambev em São Paulo. O encontro faz parte da agenda especial, Brinde à Moderação, preparada para celebrar, durante todo o mês, o compromisso contínuo com consumo responsável. Na última década, a Ambev investiu mais de R$ 1,4 bi em moderação e para mostrar que a cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem renunciar ao sabor e às comemorações. Confira os pratos harmonizados com cerveja e assinados pela chef Cafira:

Bolinho de Macaxeira Pubada harmonizado com Brahma 0,0%

Um clássico de boteco, o bolinho de macaxeira harmoniza com Brahma 0,0% por similaridade. Uma vez que a cerveja, a macaxeira e o queijo apresentam a mesma intensidade de força, eles podem coexistir na boca. A leve acidez da cerveja também ajuda a quebrar a gordura do petisco.

Composição:

  • Bolinho de macaxeira pubada;
  • Queijo do reino;
  • Bernaise de tucupi;
  • Cinza da folha de mandioca.
Imagem mostra um prato de bolinho de macaxeira pubada harmonizado com cerveja zero
Crédito: Danilo Santos

Peixe Escalfado com Nhoque de Banana Pacovan harmonizado com Corona Cero

Corona Cero é uma cerveja super leve e altamente refrescante. Nesse contexto, a escolha foi por alimentos leves que não se sobreponham à cerveja. A complementação do prato pode ser feita com uma fatia de limão para a cerveja e outra para o peixe.

Composição:

  • Nhoque de banana pacovan ao creme de moqueca;
  • Peixe escalfado;
  •  Coentro.
Imagem mostra um prato de peixe escalfado com nhoque de banana harmonizado com cerveja zero
Crédito: Danilo Santos

Taco de Chili com Carne e Coalhada harmonizado com Budweiser Zero

A autêntica American Lager harmoniza, por similaridade e cultura, com a culinária TEX-MEX: uma fusão da gastronomia mexicana com a do Texas, caracterizada por pratos ricos em sabores intensos, queijo derretido e carnes bem temperadas. Nesse caso, o contraste obtido pela coalhada com o chili com carne e o leve dulçor da cerveja que se encontra muito bem na boca.

Composição:

  • Taco de Macaxeira Pubada;
  • Chili com carne;
  • Coalhada;
  • Salsa Verde.
Imagem mostra um prato de taco com chilli de carne e coalhada harmozidado com cerveja zero
Crédito: Danilo Santos

Bolo Floresta Negra, com Geleia de Jabuticaba e Cobertura Namelaka

Bolos de chocolate sempre pedem um cafezinho para acompanhar, mas também harmonizam super bem com cervejas do estilo Porter e Stout por conterem malte torrado na composição. O resultado é uma boa harmonização por contraste e similaridade ao mesmo tempo. Se for em uma ocasião propícia ao álcool, mas sempre com moderação, a chef sugere harmonizar a sobremesa com a Caracu, cerveja alcoólica, preta intensa e aromas de malte torrado e café. Mas se não for o caso, vá em frente com um belo café expresso que não tem erro!

Composição:

  • Bolo de chocolate;
  • Geleia de jabuticaba;
  • Cobertura de namelaka.
Imagem mostra bolo floresta negra com molho de jabuticaba

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *